alergia!

14 abril, 2008 at 7:06 am 69 comentários

(Esse é o post que mais bomba aqui no blog. Gente, estou sem tempo de responder os comentários de todos, DESCULPEM e cliquem aqui. O Jorge de vez em quando tem essas alergias, mas notei que estão relacionadas à tosa. Sejam mais cuidadosos e exijam higienização dos equipamentos e atenção na hora da tosa).

Jorge foi diagnosticado sábado com um tipo de alergia na pele.

O veterinário dele cogita ser um fungo. No exame (não acompanhei infelizmente) foi detectado que ele possui esse fungo desde que nasceu e que agora começou a aparecer as evidências.

Desde que voltamos do sítio notei algumas pequenas feridinhas, mas bem pequenas mesmo e bem poucas, umas 4 pelo corpo todo. Era como se fossem espinhas, mas não tinham pús nem cheiro nem nada e estavam escondidas sob o pêlo. Só dava para sentir mesmo se passasse a mão com muita atenção.

Cheguei a achar que eram espinhas (mas cachorro tem espinha? Acho que não), depois achei que fossem picadas de pernilongo (no sítio tinham vários e saí com os pés um pouco picados).
Por fim achei que fosse ele se coçando e fazendo feridinhas.

O quadro não evoluiu, não houve novas feridinhas, mas as que mexi demais (ou ele coçou muito) acabaram criando uma casquinha.
O pêlo não caiu e nem dá pra ver, só passando a mão mesmo.

O vet dele disse que não era nenhuma das hipóteses que apontei e foi categórico em afirmar que é um fungo que meu pequeno tem desde que nasceu. O tratamento começou sábado mesmo, com um shampoo especial e ele receitou um comprimido para ser dado 1 vez por dia.
Preço do comprimido por 10 dias + shampoo = R$ 60,00.

Achei um valor alto, ainda mais que nem tive tempo de pesquisar melhor ou procurar outros lugares mais baratos. E o vet me tacou o terror. Imagina… então comprei tudo na pet mesmo e ele já tomou banho sábado com o produto. Agora o mesmo me disse que o tratamento pode durar até 6 meses, desse jeito vou falir só em medicação – e o organismo do J. vai ficar um bagaço.

Essa semana vou pesquisar mais sobre o que pode ser e pretendo fazer uma outra avaliação em outro veterinário. Sábado já marquei o exame novamente e vou acompanhar. Ainda não estou acreditando nisso.

Para mim, o que aconteceu foi que rasparam muito rente o pêlo dele e acabou ficando algumas feridas da máquina mesmo. Porque essas casquinhas só surgiram onde têm pêlo raspado e não onde o pêlo dele é grande. Se não sarar ou aparecer mais, é capaz que pare de dar banho na pet e tose em outros lugares.

Susto. Mas Jorge nem se alterou com nada. O pequeno problema não afetou seu comportamento e consigo dar o remédio na boa e ele gostou do banho igual.
Mas ainda há um mistério à ser resolvido.

UPDATE: JORGE MELHOROU TOTALMENTE. LEIA ESSE POST AQUI: MELHORAS!

HOJE NEM TEM MAIS OS PROBLEMAS. MAS CONTINUO OBSERVANDO.

Entry filed under: início, produtos, saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

cartas! melhoras!

69 Comentários Add your own

  • 1. Veridiana Serpa  |  14 abril, 2008 às 7:12 am

    O Thor que é “primo” do Jorge, porém mais velho (10anos) tem alergia, e sempre temos que ficar atentos, dar banho com shampoo especial, a ração é especial, enfim, gasta-se bem mais do que com cachorrinhos sem alergia, as tudo bem, ele faz a nossa alegria… boa semana. 😉

    Responder
  • 2. Loise  |  14 abril, 2008 às 8:52 am

    Putz que chato… Mas tomara que seja por causa da tosa, pq esse problema é mais fácil de resolver, e mais barato né! Agora se for alergia… que o tratamento resolva logo, pq seis meses assim fali qqlr um né!
    Que bom que voces atualizaram! Ja estava sentindo falta do blog!
    A gente se fala pelos emails.. Abraços pra você e lambidas para o jorge!
    =P

    Responder
  • 3. mariñaaa  |  14 abril, 2008 às 11:33 am

    Sei que isso é o que menos te preocupa, mas se for mesmo o caso de um fungo incubado desde o nascimento, as pessoas que venderam-no pra vc deveriam pagar o tratamento (é auqela garantia do pedigree que vc mesmo já falou pra mim).

    Responder
  • 4. Eu e o Jorge  |  14 abril, 2008 às 12:01 pm

    Veridiana >>> É, agora é atenção redobrada.
    Não acho que seja necessariamente alergia.
    Mas vou ficar de olho. Já havia lido que Schnauzers tem pré-disposição para doenças de pele ou relacionadas à tosa.

    Bigrado pela visita e uma lambida pro Thor!

    Responder
  • 5. Eu e o Jorge  |  14 abril, 2008 às 12:04 pm

    Loise >>> Estou achando que é a tosa mesmo. Meu instinto de “pai” diz isso. Foi falta de cuidado na hora de passar a máquina. Há uma tosa atrás cortaram a orelhinha dele, tipo, foi só um picotinho, mas sangrou e tals. Eles são cheios de detalhezinhos e isso pode acontecer. Normal.

    Atualizações mil em abril (rimou!). Obrigado. Bjão!

    Responder
  • 6. Eu e o Jorge  |  14 abril, 2008 às 12:11 pm

    Mariñaaa >> É o que menos preocupa mesmo. Nem acho que cabe nada nesse caso, não é genético (acredito, pois os parentes dele não têm isso) e pode ter sido adquirido. Mesmo assim, somos tão amigos e unidos com quem nos vendeu (não gosto de usar essa palavra, ele não nos vendeu o Jorge, nos proporcionou um dos maiores presentes da minha vida) que seria quase uma falta de educação querer cobrar qualquer coisa.

    Ainda está tudo misterioso e vou investigar, vou dar os 10 comprimidos porque já comprei e acreditar na palavra do vet do J. por enquanto, mas vou fazer pelo menos mais 2 diagnósticos em outros lugares e observar.

    Ainda estou na possibilidade que foi a maledeta da tosa feita com pouco cuidado. Mas é esperar e ver.

    Bj e obrigado pelos comentários! Te S2!

    Responder
  • 7. ViviHiromi  |  14 abril, 2008 às 3:57 pm

    Olá! Sempre leio seu blog e adoooro!! tenho um schnauzer de 6 meses.. e ele tbm surgiu com umas feridinhas… que nem vc descreveu… !! Mas a do meu barbudo… sumiu em alguns dias e um médico amigo meu (dermatologista de humano mesmo) disse que devia ser machucado da tosa!! Que não parecia ser fungo!
    Não sei se em Floripa existe um veterinário com ênfase em doenças de pele (aqui em CTBA tem), mas se tiver, não custa levar.. aih eles fazem uma biopsia e descobrem se realmente é um fungo ou alguma outra doença.
    Ah! Existe acne de cachorros sim!! Não é comum… mas existe sim!!
    Abraço

    Responder
  • 8. mariñaaa  |  15 abril, 2008 às 2:17 pm

    Eu e o Jorge:

    Eu sei, eu quis dizer mesmo que, caso fosse genético ou fosse adquirido antes de eles terem passado o Jorge pra vcs, o certo seria eles se oferecerem pra pagar os custos. Mas é o que menos importa agora.

    Eu pesquisei e já sei porque o Jorge está com essa alergia. Vou resolver isso nesse fim de semana, quando irei sequestrá-lo de vc, ele tem alergia a vc, não a mim, então ele mora aqui, pronto, resolvido. beijonaonosligue

    Responder
  • 9. mariñaaa  |  15 abril, 2008 às 2:58 pm

    “Mas ainda há um mistério à ser resolvido.”

    Te dou um Bee-All anunciando a entrada do Big Fone?

    Responder
  • 10. Loise  |  16 abril, 2008 às 4:34 pm

    Vou usar esse post para fazer um comenatrio que nao tem nada a ver com esse post! kkk
    Bem objetivo ne?! kkkkkkk

    Eu me rendi a ração Hills! So depois queria que voce me falasse pq voce escolheu essa ração.. Ai ja aproveito o email e conto pq resolvi comprar essa tambem…

    Vim dar uma espiada pra ve se ja tinha atualização =P

    Beijao pra ti, e lambidas pro jorginho!

    Responder
  • 11. Rosy  |  16 abril, 2008 às 10:52 pm

    Minha menina Kyra vez por outra aparece exatamente com essas “espinhas” no corpicho dela. A medicação indicada foi banho com o sabonete TIURAN tres vezez por semana, sem o shampoo, deixando de molho por 15 minutos. Depois dessa medicação ela não teve mais nada. Converse com seu veterinario.
    Lambidas mil para o JORGE.

    Responder
  • 12. Joe  |  19 abril, 2008 às 8:40 pm

    Olha, tive um cocker por uns 16, 17 anos. Tinha a mesma coisa, umas feridas nas áreas onde tosava. No começo pensei em mordida de pulga,etc, depois o veterinário falou de fungo e passou um tratamento parecido. Faz muito tempo, não lembro mais quais remédios/shampoo, mas resolveu. Também troquei a ração por outra que tinha uns oleos e suplementos na composicao. Se está desconfiado, uma segunda opinião pode ajudar (foi assim que mudei de veterinário rs).

    Responder
  • 13. Sisi  |  20 abril, 2008 às 8:40 am

    Só sei que a Tia Sisi ama o Jorginho e que ele pode estar com alergia ao produto que estão usando para dar o banho, ou algum outro shampoo. O Pedro Tobias (que sei, seria o melhor amigo do Jorginho), teve estas feridinhas e o motivo era a alergia à uma marca de shampoo – agora não lembro).

    Beijo para os humanos e lambisbeijos para o meu Jorginho Fofuxo.

    Responder
  • 14. Lino e Palominha  |  20 abril, 2008 às 3:29 pm

    Miol, miol, miiii, mimi, nhoooooou, nhoooooooooooooou, puuuuuurrrrr, nhá, nhá, puuuuuuuuuur! nhé!

    trrrrrrr

    (Lino e Palominha: vem aqui que a gente lambe a alergia e vc fica bonzinho logo.
    Lino: [egípcio, só olhando]
    Palominha: pulando em cima do rabo do Jorge)

    Responder
  • 15. Loise  |  23 abril, 2008 às 3:30 pm

    Faz tempo que voces nao dao noticias!
    Espero que o Jorginho esteja bem! E que o problema misterioso tenha sido resolvido! =P
    Passei so pra dar um oi mesmo, Beijos pra ti e lambidas pro Jorge!
    ,)

    Responder
  • 16. ELOA NUNES  |  28 abril, 2008 às 4:43 pm

    Caro amigo,
    tenho 2 schnauzers lindos (hehehehe!!) O seu Jorge é mt lindo tb !!! Parabéns ! O meu mais velho começou a ter problemas dermatológicos, que após biópsia de pele foi diagnosticado como fungo e bactéria. Tratei por cerca de 5 meses com antibióticos, cetoconazol, e etc e nada dos fungos e bactérias cederem. Até que minha veterinária me informou que alguns animais que ela trata, têm alergia a carne de frango, presente em quase todas as rações e me sugeriu fazer uma alimentação caseira para o Scooby com carne de cordeiro/carneiro e arroz integral. Acredite se quiser: o Scooby ficou bom em uma semana só com a mudança de alimentação e sem tomar remédios !! Como dá mt trabalho preparar todo dia arroz com carne de carneiro, eu comprei a ração da Royal Canin Hipoalergenic, que é a base de soja, não tem frango e misturo com um pouquinho de carne de carneiro. Nunca mais teve os malditos fungos e bactérias. Entretanto, achei a ração mt engordativa e causa prisão de ventre, então, ele tem que tomar tb todo dia Activia (é mole ??). Quando acabar o saco estou pensando em experimentar alguma ração da Hill’s que não tenha carne de frango, me parece que eles têm um à base da proteína do ovo, pois me disseram que a Hills é bem melhor que as rações da Royal.
    Bom, enfim … me desculpe o testamento, mas de repente o problema do Jorge pode ser alergia a carne de frango e o tratamento com remédios e etc, acaba saindo bem mais caro, trabalhoso e prejudicial à saude do lindinho do que comprar carne de cordeiro e misturar com uma ração à base de outro tipo de proteína.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.
    Eloá, Scooby e Ringo.

    Responder
  • 17. Eu e o Jorge  |  29 abril, 2008 às 4:43 am

    Obrigado a todos que mandaram mensagens e dicas!
    Vivi, mariñaaa, Loise, Rosy, Joe, Sisi, Lino e Palominha… uns fofos mesmo! Abração!

    Eloá, obrigadão pela dica também! Vou pesquisar melhor sobre isso e conferir se o problema pode estar relacionado à ração. Hoje ele come a Hill’s Science Diet Puppy Small Bites.
    E AMA! vi que ela é feita de frango também. Não acredito que o problema dele esteja relacionado à algum fungo não. Pra mim foi a tosa feita com pressa e ferramenta não esterilizada. Vou fazer mais UM único teste nesta pet que ele vai atualmente e ver como vai ser, se vai voltar com feridas ou não. Também vou pedir e se possível acompanhar a esterilização do equipamento. Se não for possível, infelizmente, eles perderam um cliente.

    Abraços ao Scooby e Ringo também e voltem sempre!

    Responder
  • 18. Eu e o Jorge  |  29 abril, 2008 às 4:49 am

    Ah, ele melhorou e tem melhorado a cada dia: https://eueojorge.wordpress.com/2008/04/23/melhoras/

    Valew galera!

    Responder
  • 19. ELOÁ NUNES  |  29 abril, 2008 às 3:49 pm

    Caros Jorge e papai,
    acabei de descobrir uma ração da marca Equilíbio que é feita à base de carne de cordeiro !! Vou experimentar !!!
    Fica de olho mesmo nesse pet shops, pois já tomei conhecimento de coisas que acontecem nesses banhos e tosas de arrepiar os cabelinhos.
    Beijocas no Jorge.
    Abraços de Scooby e Ringo tb !!
    Eloá.

    Responder
  • 20. simone  |  7 maio, 2008 às 8:11 pm

    Olá tudo bem??andei pesquisando na internet sobre problemas de pele em Schnauzer e encontrei você…realmente é um desespero completo…estamos passando por essa dificuldade aqui em casa.O nome dele é Bigode e tb está a dois meses tratando com várias medicações,antialergicos,vitaminas,mudança de ração…fez biópsia,está tomando hormônio e não sabemos o que é!!!tem bolinhas pelo corpo todo,se coça sem parar…dá pena!!Já compramos a ração da Royal Canin,já gastamos uma grana com tudo isso e não descobrimos o que é!!!
    Sou solidária…mais uma a passar por isso!!espero ter a mesma sorte do nosso cachorrinho ficar bom!!!
    Um abraço Simone

    Responder
  • 21. Maria Antonia  |  19 maio, 2008 às 12:24 am

    Bom, achei seu blog pesquisando sobre doenças em schnauzers, depois de ler o seu post e todos os comentarios ja sabia exatamente o que eu queria dizer até ler o comentario aqui de cima que, acredite ou nao, é da minha mae!!! Ela tambem estava pesquisando e eu nem sabia.
    Na verdade, retificando o que ela disse, ele ja esta em tratamento há quase 6 meses, desde o reveillon! Já fizemos a biopsia (horrivel!!!) que acusou um problema hormonal. O Bigode é muito parecido, fisicamente, com o Jorge! So que agora ele esta com uma infestação de bolinhas, casquinhas e placas que coçam e nenhum veterinario do Rio de Janeiro sabe dizer o que o meu bicho tem! Ele ja tomou todos os tipos de antibiotico, antialergico, antiinflamatorio, e anti-todas-as-outras-coisas! Ja toma banho com shampoo especial há teeempos, e nada. Uma coisa que alivia bastante é o sabonete de enxofre! Mas nao resolve…Ah, esclarecendo a sua duvida: cachorro tem, sim, espinha! Na verdade, ele tem cravo! O Bigode tinha uma bolinha bem perto da cauda deeesde pequenino e como eu acompanho sempre os banhos na pet shop, vi que aquilo nunca sumia e nem mudava. Um dia eu perguntei pra vet e ela disse que era um cravo, q podia ficar ali pra sempre que nao ia ter problema, mas que se eu quisesse poderia espreme-lo, e eu fiz! Foi que nem espremer uma espinha de humanos, so que preto, e depois sumiu!
    Se alguem tiver alguma dica, eu aceito qualquer sugestao! Ja nao sei mais o que fazer pro Bigode ficar bom! Ele se coça sem parar e nenhum exame diz, com precisao, o que causa essas feridinhas!
    Obrigada!!!! 🙂

    Responder
  • 22. Marina  |  5 junho, 2008 às 8:47 am

    gostaria de sber se conhece para me indicar aqui na regiãod e são jose do rio preto, alguem especilaizado em tosa de carneiros,estou precisando e não conheço ninguem
    obrigada

    Responder
  • 23. inverno! « Eu e o Jorge  |  14 junho, 2008 às 11:42 pm

    […] da última vez havia raspado bem rente (e deu aquele problema de pele que contei), vamos ver como ele vai estar lá pelo dia 1º de setembro… quando faz um ano de […]

    Responder
  • 24. Laura e Babi  |  8 outubro, 2008 às 10:32 pm

    Papai do Jorge, olá! o Jorge é muito lindo ! um fôfo! Também tenho uma Schnauzer miniatura, a Babi com 1 ano e 4 meses. è a nossa paixão, de minha filha e do pai. Resolvi pesquisar sobre os fungos pois estamos desanimados e encontrei o seu blog . Muito legal e útil. .Parabéns! A Babi já tomou antibióticos, cetoconazol, pomadas, etc No exame de sangue, deu que está com baixa imunidade devido a um virús que deve ter pego de algum lugar. rsrsrsr. Já está com fungo até no focinho, perto dos olhos, nariz, pescoço e patinhas da frente. São feridas vermelhas e formam cascas. Não sei mais o que fazer!
    Gostei das dicas da troca da ração e agora vamos experimentar!
    Tb acho que o petshop deve nos mostrar se as ferramentas saõ esterlilizadas. Parece que sempre que faz a tosa, vem com alguma ferida ou probleminha de pele. !!! Não sei o que fazer para a Babi ficar boa! Obrigada e um abraço!!!

    Responder
  • 25. Thaty  |  12 novembro, 2008 às 1:14 pm

    Olá, amei seu blog e tb. tenho uma schnauzer (Sofia) que a amo muito. É minha razão pra viver. Ela me livrou de um problemão pessoal e posso dizer que devo minha vida à ela.
    Só que de um tempo pra cá, ela começou a se coçar muito. Tanto que hoje, ela tem várias feridas feias em seu corpo e continua coçando muito. Eu vi um tópico seu falando á respeito de alergia.
    Ela já tomou banhos com remédios e agora tá tratando via oral. Mas observo que não há melhora alguma. A vet. marcou pra sáb. uma tosa completa nela, pra elminiar os pêlos contaminados. Ela disse que é mais possível que seja uma micose.
    Se vc. souber de alguma coisa, orientação, sei lá, será muito últil e bem-vindo.
    Obrigada e um enorme beijo a você e um especial no Jorge!!!!!

    Responder
  • 26. Paulo  |  26 fevereiro, 2009 às 7:04 pm

    Eu tenho uma Schnauzer de 2 anos chamada “Panqueca”. Como todos os schnauzers ela é show!!! Realmente demais! Parece que a descrição do Jorge é a mesma da Panqueca.

    >>Infelizmente já ha um ano + ou -, ela começou a ter probleminhas na pele EXATAMENTE iguais a descrita sobre o Jorge. Foi aí que descobri este excelente blog e utilizei os mesmos produtos descritos pelo pai do Jorge. O problema foi resolvido, mas achei que o comprimido ITL não foi significativo no tratamento.
    >>De fato, infelizmente a Panqueca volta e meia aparecem as marquinha novamente e costumo tratar principalmente com a pomada e as vezes com o shampoo no banho. Isto resolve após alguns dias de aplicação, mas depois de um tempo surgem novas marcas em outros locais do corpo. Parece haver uma coincidência ou não, com maior surgimento após as tosas. Infelizmente as clínicas de banho e tosa não tomam o cuidado necessário.

    >>Eu recomendo ao pai do jorge tomar cuidado com o exagero do uso de medicamentos via oral em seu cãozinho, pois com o tempo ele ataca muito outros órgãos internos. Se puder controlar apenas com pomada e shampoo é melhor!!!

    >>>Pesquisando na INTERNET, eu descobri uma nova vacina para um certo tio de fungo e ESTOU BUSCANDO INFORMAÇÕES a respeito para saber se seria a adequada e se valeria a pena com resultados satisfatórios e custo razoável. No site do fabricante há depoimentos e dá a impressão de ser eficaz inclusive como forma preventiva e posteriormente ao início do tratamento com vacinas periodicamente de ano em ano (o que seria excelente se funcionar)!!!
    >>Preciso de informações para saber se é para este tipo de fungo que atinge nosso cão e tb sobre os custos…
    >>Quem quiser mais informações sobre a vacina, aí vai:
    BIOCAN-M
    Fabricante (importador): TECNOPEC
    >Ação contra fungo: Microsporum Canis
    Site: http://WWW.tecnopec.com.br

    Grande abraço.
    Espero poder ter colaborado com o blog e aguardo novidades

    Responder
    • 27. Eu e o Jorge  |  1 junho, 2009 às 3:21 am

      Olá Paulo! Realmente o problema está ligado à tosa mal feita e com equipamentos sujos. É NECESSÁRIO pedir esterilização do material ANTES. Se a clinica não fizer… tente fazer a tosa ANTES, logo que abrir a clínica e quando eles forem obrigados a limpar tudo.

      É fundamental que a gente acompanhe, infelizmente. O Jorge só tem essas feridinhas quando a tosa é punk, por isso, quadritriplico o cuidado na hora de escolher uma pet shop.

      Banhos agora? Só em casa e as otites diminuíram MUITO também.

      Obrigado pelo comentário e vou pesquisar essa vacina sim. Abraços!

      Responder
  • 28. Liz Garcia  |  12 março, 2009 às 10:40 am

    Estava dando uma busca em problemas semelhantes ao que minha schnauzer de 2 anos tem e encontrei o seu blog. Este é o lugar onde encontrei a maior quantidade de informações sobre esse problema. O nome desta doença é piodermatite e começa com algumas pápulas (parecem espinhas) que logo se recobrem de crostas. O cão já possui na pele essas bactérias, naturalmente. Só que num cão normal, o sistema imunológico não permite que essas bactérias façam algum mal. No cão com imunologia baixa ou algum tipo de alergia que gere a imunologia baixa, essas bactérias começam a fazer a festa, gerando a doença.
    Eu tb estou numa batalha louca para tentar deixar minha cachorrinha saudável, mas mesmo após tomar antibiótico por 15 dias, uns 20 dias depois o problema volta. Estamos dando banhos 2x por semana com shampoo de claritidina (caríssimo= R$ 40,00 !!!!) e não parece resolver muito.
    Gostaria mesmo é de encontrar algum spray que eu pudesse aplicar diretamente no local OU algum tratamento homeopático.
    Hj mesmo, ela está toda encaroçada…dá até dó. E tb ela fica meio fedidinha….apesar dos banhos….
    Se alguém tiver sucesso na cura deste problema, entrem em contato…..plz.
    Parabéns pelo blog, está ajudando muita gente a se ajudar.

    Responder
    • 29. Edson  |  10 fevereiro, 2010 às 2:51 pm

      Olá, Liz. Você conseguiu encontrar uma solução para o problema de alergia de sua cachorra? A minha Schinauzer também está com o mesmo problema. Obrigado.

      Responder
    • 30. raca  |  11 dezembro, 2011 às 3:37 pm

      Estou dando banho com sabonete de enxofre e shampoo pra castpa e seborreia, junto comecei a ministrar ant alergico mais polvilho antsséptico, vamos ver, parece que melhorou muito!!

      Responder
  • 31. Liz Garcia  |  12 março, 2009 às 10:44 am

    ooops, errei.
    o shampoo é de CLOREXIDINA….

    este aqui: http://www.condominiopet.com.br/img_produtos/25.jpg

    Responder
    • 32. Eu e o Jorge  |  1 junho, 2009 às 3:17 am

      Obrigado Liz! Super bacana que vc tbém encontrou soluções e que está tudo bem com a pequena! Cada caso é um caso e o do Jorge vai-e-vem. O problema MESMO está na tosa. Isso sempre tem que ser observado e cuidado. Bjs e obrigado pelos comentários!

      Responder
  • 33. inverno! « Eu e o Jorge  |  1 junho, 2009 às 3:26 am

    […] está super bem, de vez em quando até tem aquela alergia que falei há vários meses. Mas ela vai embora […]

    Responder
  • 34. Junior e Adriana Zanni  |  6 junho, 2009 às 9:39 am

    Olá!
    Temos duas Schnauzer (Naja e Cléo) e a Naja, periodicamente, tem esses problemas de pele. Já fizemos de tudo: Shampoo, remedios e sempre volta, mas não sabiamos sobre a possível alergia a carne de frango. Vamos tentar a troca da alimentação.
    Uma coisa nos intriga, a Cléo (filha da Naja) nunca teve problema de pele.
    Sempre demos Royal Canin para as meninas desde filhote. Achei incrivel os depoimentes, dicas e principalmente o capricho deste blog (se não for blog me desculpe mas não entendo muito)

    Um grande abraço a voce e ao Jorge.

    Junior e Adriana
    Salto – SP

    Responder
  • 35. Rose  |  3 agosto, 2009 às 1:40 pm

    Sabe que a Flora 1ano e 4 meses está com as mesmas caracteristicas de cosseiras do Jorge , o Veterinário dela disse que é um tipo de fungos ,fico com peninha dela pois se cossa demais…

    Responder
  • 36. Filipa Roque  |  28 agosto, 2009 às 2:33 am

    eu tenho uma lhasa-apso com 7 anos e o problema das alergias vem aumentando.
    primeiro ainda pensei ser mimo para chamar a atençao, depois mudei de raçao sem corantes e utilizo shampoo dermatologio sempre.
    existem certas alturas do ano em que piora, como é o caso de agora, mas nao posso aplicar-lhe nenhum medicamento pk esta gravida.
    O unico que resultou momentaneamente foi o Corticoide, a base de cortisona, alivia a comiçhao mas nao a elimina. tera de ser usado em conjunto com outras indicaçoes veterinarias.
    no entanto encontrei algumas respostas curiosas e bem verdadeiras num site que passo a postar, para curiosidade dos leitores: http://www.sitedocachorro.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=6523
    Att
    FR (diquets family) nos andamos por ai! FIND US!

    Responder
  • 37. Mina  |  5 setembro, 2009 às 12:26 pm

    TEnho uma scnauzer miniatura com 1 ano que tem tido sucessivos problemas de pele, tal como descreveram. Aparecem umas pequenas “espinhas” brancas e ela coça-se imenso. Até dói vê-la coçar.
    O vet já indicou vários tratamento mas o problema tem voltado sempre.
    A lavagem com o shampoo Lactacid alivia muito (vivo em Portugal, não sei se o nome Lactacid existe aí, mas posso saber a composição).
    Obrigado a todos pelos depoimentos pois nunca me ocorrera que pudesse ser alergia a carne de frango. Vou experimentar retirar. O vet até aconselhou a comer frango caseiro com arroz e tenho insistido muito nisto.
    Oxalá seja do frango.
    Mina

    Responder
  • 38. Vera Lucia  |  1 novembro, 2009 às 10:13 pm

    O Jorge é um barbudo muitooo lindo, àlias essa raça é muito especial, e eu também tenho uma barbudinha a Khloé, ela tem 3 anos e de uns 3 meses pra cá ela pareceu com umas caspas e tem se coçado muito, muito, ela até fica cansada de tanto se coçar, e eu já não sei o que fazer, a vet que cuida dela tá fazendo semanalmente banhos terapeuticos, mas sinceramente não estou vendo melhora e a vet, não me dá respostas objetivas, eu acho que é necessário investigar mais, e por tudo o que já li sobre schnauzers, também começo a suspeitar do banho, da tosa, da ração, ela come a royal schnauzer, e me aungustia ver minha pequena se coçando tanto e essas caspas. Tudo de bom pra você e pro Jorge. uma abraçõ. Vera Lucia

    Responder
  • 39. Mootteheeni  |  12 dezembro, 2009 às 9:53 pm

    Excuse me for writing offtopic but which WP theme are you using? It’s looking stunning.

    Responder
  • 40. Filipa Roque  |  14 dezembro, 2009 às 9:22 pm

    Segundo 2 homeopaticos, tive a indicação de tentar este novo tratamento.
    7 dias depois, a Meg deixou de se coçar (coçando uma veziiinha ao dia e para imediatamente quando chamamos a atenção), ja nao esta a usar o funil (colar elisabeteano), e mesmo quando fica sozinha porta-se bem e fica tranquila.

    +xarope pau darco – 1ml por 30 dias

    +sulphur 30ch – 5 grânulos por dia durante 10 dias (caso nao alivie, administro até ao final, mais 2 ou 3 dias)

    +o sabao de alcatrao, tenho usado no banho semanal.

    A comichão poderia muito bem ser motivada pelo facto do próprio sangue não estar “purgado” e o pau d’arco está agora a purificá-lo efectivamente. Até nós, humanos, devíamos anualmente fazer um depurativo desses. Só beneficiaríamos com isso.

    Responder
  • 41. Camille  |  30 dezembro, 2009 às 12:03 am

    Também tenho uma schnauzer mini linda, prestes a completar três anos. Ela vêm apresentando problemas na pele há pelo menos três meses. O veterinário relacionou as pequenas “espinhas” às variações hormonais que ela pode estar sofrendo devido às sucetivas pseudocieses. Mas já tomou antibióticos, cortisona, hormônio e nada resolve. As espinhas acabam se transformando em feridas pequenas, com casquinha. Ela também fica um pouco fedida, mesmo com os banhos. Estes banhos agora são com o shampoo Sanadog (peróxido de benzoíla). Tenho que deixá-la ensaboada por 10 minutos antes de enxaguar. Alivia a coceira por uns dois dias, não mais. O problema persiste e vem aumentando. Dá muita dó. O pior é não descobrir o que é. Já fizemos exames de sangue e o resultado mostrou que ela está bem, apenas com eosinófilos alterados (o que pode significar alergia). Ela sempre comeu Royal Canin Schnauzer. Não sei mais o que fazer… vou tentar algumas das soluções apresentadas por vocês. Abraços.

    Responder
  • 42. Edu  |  16 janeiro, 2010 às 11:19 pm

    Meu Frederico, hj com 7 anos, apresentou essa alergia com 2 anos e um dia comentando com um amigo meu que é químico e que tbem tem Schnauzer disse que eu desse banho nele com shampoo PERT PLUS…Isso mesmo, aquele anti-caspa! E já horas depois após o banho nota-se bem a diferença na pele. Vc pode estar pensando:Mas é shampoo para gente?! É, e nunca fez mal algum ao Frederico.Atualmente somente no verão é que aparece essa alergia, e logo dou banho nele com o shampoo. Espero ter compartilhado uma boa dica para o seu cãozinho e para o bolso tbem.

    Responder
  • 43. Filipa Roque  |  20 janeiro, 2010 às 10:00 pm

    Ola amigatos e caopanheiros,
    se virem os depoimentos anteriores, tb passei por esse problema recentemente, e com a ajuda homeopatica iniciei novo tratamento na minha lhasa, a luta ja vinha faz muitos anos e cada vez se agravando mais, e sem esta dica milagrosa do SULPHUR, a Meg não teria sido diagnosticada com 99% da alergia controlada a data de hoje.

    O tratamento foi por 30 dias, e 7 dias depois apos o inicio, a Meg deixou de se coçar (coçando uma veziiinha ao dia e parando imediatamente quando a chamamos a atenção), ja nao usa o funil (colar elisabeteano), e mesmo quando fica sozinha porta-se bem e fica tranquila.

    * xarope pau darco** – 1ml por dia (equivalente a uma colher de café)

    * sulphur 30ch – 5 grânulos por dia

    * sabao de alcatrao (desigando de enxofre no BR), usado no banho semanal

    * ração sensitive para animais de porte pequeno e problemas dermatológicos

    * coleira anti-pulgas renovada de 90 em 90 dias, e anti-pulga em pepita a cada 45 dias

    **”pau d’arco serve para “purgar” o sangue, purificá-lo efectivamente.

    Espero ter ajudado. Feliz 2010!

    “Convivi com muitos mestres zen – e todos eles eram gatos” =^.^= E. Tolle =^.^=

    Responder
  • 44. Edson  |  10 fevereiro, 2010 às 3:08 pm

    Oi, Jorge. Você pode me ajudar. Meu nome é Giulia e também estou com essa alergia. Meu pai já me levou ao veterinária, já tomei antibióticos e nada. Você já encontrou uma solução para o seu problema? Aubraços.

    Responder
  • 45. Eu e o Jorge  |  11 fevereiro, 2010 às 2:24 am

    Esse é o post que mais bomba aqui no blog. Gente, estou sem tempo de responder os comentários de todos, DESCULPEM. O Jorge de vez em quando tem essas alergias, mas notei que estão relacionadas à tosa. Sejam mais cuidadosos e exijam higienização dos equipamentos e atenção na hora da tosa

    Responder
  • 46. Fatima  |  24 fevereiro, 2010 às 7:49 pm

    o meu Chico é da raça do Jorge e tem o mesmo problema eu já percebi que era a tosa muito curta na pele mesmo ele ficava triste com isto agora achei uma pessoa que tosa sem ser muito radical, pode ter ceteza elas melhoram muito
    boa sorte

    Responder
  • 47. MARCIO  |  15 novembro, 2010 às 10:54 pm

    Olá pessoal !
    Eu tenho uma Schnauzer também e ela tinha o mesmo problema relatado pela maioria aqui.
    usei o ITL como recomendado na bula e resolveu o problema dela.

    Responder
  • 48. MARCIO  |  15 novembro, 2010 às 11:20 pm

    Olá pessoal !
    Eu tenho uma Schnauzer também e ela tinha o mesmo problema relatado pela maioria aqui.
    Com 4 meses já apresentava poucos pêlos na cabeça e nas orelhas. Chegava ser feinha.
    Depois de passar por vet´s e nenhum resultado após tratamentos , descobri esse blog e foi o melhor resultado para a Dara. Usei o ITL como recomendado pela vet do Jorge. Segui a dose da bula para dermatose aguda e resolveu o problema dela.
    Nunca mais ela teve aquela coceira louca, nem feridas, nem escamação.
    Agradeço imensamente a ajuda de vocês através desse blog.

    Responder
  • 49. Andrea  |  28 dezembro, 2010 às 9:32 pm

    Olá, queridos.

    Estou com Raulzito (meu schnauzer de 4 meses) com essas “espinhas”. Me preocupei e levei no veterinário. O mesmo falou que é comum nessa raça. Não me convenceu, claro! Passou o shampoo e uma pomada, que juntos, somaram R$ 90. se resolver, melhor, se não, vc conseguiu resolver o problema do Thor? Diferente do seu, as “espinhas” de Raulzito, não são nas partes tosadas.

    Beijos e desde já, brigadinha.
    Andréa Rêgo Barros.

    Responder
  • 50. Andrea  |  28 dezembro, 2010 às 9:33 pm

    Desculpa, Jorge.

    Responder
  • 51. Melena  |  26 janeiro, 2011 às 5:48 pm

    Não é bem um comentário é um pedido de ajuda, tenho uma schnauzer mini a NIKITA que é diabética e tem triglicerídeos e colesterol altíssimos o que se chama de DISLIPIDEMIA IDIOPATICA DO SCHNAUZER MINI, eu preciso urgentemente informações sobre a dislipidemia, por que infelizmente meu veterinario parece perdido em relação a tal doença.
    Aguardo ansiosa qualquer informação, um abraço

    Responder
  • 52. Melena  |  26 janeiro, 2011 às 5:50 pm

    aguardando respostas

    Responder
  • 53. phisa  |  13 fevereiro, 2011 às 11:23 am

    Oi!
    Tenho uma schnauzer com o mesmo problema, ela está com 2 anos e meio e desde a primeira tosa apresentou essas bolinhas, são umas 10, beeeem pequenas, sem casquinha, nada, nada, nada, e nem dá pra ver se não passar a mão! O problema é que a veterinária achava que era ungo também e deu injeção, comprimido, enfim, nada resolve! Elas diminuem no período entre as tosas, mas nunca desaparecem, e aí aumental quando é tosada! =/

    Responder
  • 54. cecilia aun  |  10 março, 2011 às 1:10 pm

    As espinhas do meu casal de Schnauzers sao escuras. Dá para arrancá-las, mas machuca. Os dois fedem no dia seguinte ao banho. A femea se coça desesperadamente. Hoje entrei pela primeira vez neste blog. Vou tentar o ITL hoje mesmo. Obrigada por tantas dicas. Vou visitar voces mais vezes. Ajuda muito.

    Responder
  • 55. Bianca Colla  |  14 março, 2011 às 10:01 am

    antes de ganhar meu schnauzer, tive 2 pit bulls, que também tinha essas “espinhas”, com eles, o veterinário receitou usar o sabonete SARNATYL, usei, e melhorou 100%.. Quando ganhei o Boris, meu schnauzer, ele também teve essas bolinhas amarelinhas, então, achei que era do calor, pela cidade que eu moro ser muito quente, mais msm assim usei o Sarnatyl e um shampoo manipulado que o veterinário passou, e ficou ótimo
    uso uma vez por semana o sabonete e o shampo, tive ótimos resultados..
    mais agora, ele está com machucadinhos só do lado que ele deita, o veterinário pediu pra continuar usando o sabonete, só que com mais intensidade.. deixo agir 10 minutos em cada aplicação, uso também água oxigenada, pra não deixar futuras infecções ou moscas se instalarem, e rifocina =))))

    Responder
  • 56. Myrian  |  23 março, 2011 às 7:51 am

    Bom, olá à todos!
    Tenho um schnauzer ha 11 anos.Vejo que os veterinários em geral…e fui em muitos, pouco sabem deste problema que geralmente os schnauzers têm.
    Fiz uma biópsia no meu cão por causa dos mesmos problemes postados no blog.
    Acusou “sindrome do Comedo do Schnauzer”, uma doença de pele que se tratada com cortizona abrevia a vida do cão igualmente como acontece com humanos.Trato dele com homeopatia pois a doença não tem cura e podemos amenizar seus sintomas e diminuir sua incidência em épocas de crise. Trocar informações é muito importante dado ao fato de que há um desconhecimento geral à respeito disso.
    O mau cheiro é também um fator desagradável que ainda não consegui solucionar. Toma banho num dia e no outro já está exalando mau cheiro pela pele.
    Atenção! Estas bolinhas, espinhas etc não são por causa da tosa. Apenas ficam mais aparentes quando o cão está tosado.

    Responder
    • 57. Rocks  |  23 março, 2011 às 7:19 pm

      Myrian, não concordo muito com suas afirmações, mas… é um outro tipo de visão sobre um caso “semelhante”. A origem desse mal pode ser variada d+ para generalizar, então, no Jorge, por exemplo, as bolinhas apareceram daquela vez em função da tosa.

      Acredito que a raça tenha sim um problema de pele, ou pré-disposição para desenvolvê-lo. Jorge nunca colocou na boca outra ração se não a Hill’s, a mais cara do mercado e a que dizem, a mais completa. É plenamente saudável de tudo.

      Acho que vale a pena ver a condição do cão por uma visão global: come bem? com qualidade? a tosa é bem feita? tem higiene? usa produtos de qualidade no banho? tosa com frequencia? escova o pelo? a água é de boa procedência? (não pode ser água mineral viu!) e por aí vai…

      Afirmar que não são por causa da tosa é arriscado d+. Pq o Jorge não tem essas bolinhas há tempos e continuo tosando…
      Fiquem de olho!

      Responder
      • 58. Myrian  |  24 março, 2011 às 1:53 pm

        Ola´, papai do Jorge!
        Antes de mais nada, quero agradecer de poder trocar ipiniões aqui.
        O “Spot” meu Schnauzer tem 11 anos.É muito bem tratado.Por este motivo ainda me preocupo tentando trocar informações sobre como posso ajudá-lo a conviver com estes problemas de pele.Ele é carinhoso, gentil e educado.Um amor!Um filho para nós aqui.Come comida de excelente qualidade.Trocamos algumas vezes para pesquisar se não era pela comida que formava aquela alergia.Não.Hoje está fazendo um regime então está comendo comida DIET ou Light.De uma forma geral fiquei feliz em conseguir tratar do meu cão para que se sentisse melhor com as coceiras.Importei da Austrália um produto que costumo usar para higienie diária o Pine Tar Sol.Isso propiciou um conforto à ele e a nós também.Quanto as “espinhas, seborreia, alergia à tosa etc”, resolvi com o medicamento homeopático do qual faz uso 2 vezes por dia.Sulphur CH200.Melhorou muito sem tomar remédios agressivos.Não há cura, as vezes tem crises de coceira, porém aumentou e muito sua qualidade de vida!Está cheiroso e convive conosco dentro de casa!

  • 59. MARCOS  |  15 maio, 2011 às 10:04 pm

    Tenho um Schinauzer de dois anos ele apresentou o mesmo quadro que Jorge:

    Começou a coçar e quando percebi estava com vários pequenos pontos vermelhos em locais diferentes do corpo, então levei no primeiro veterinário e o mesmo avaliou sendo espinhas. Me passou um sabonete e uma pomada que nada adiantou.

    Procurei um outro profissional após a piora do quadro: Os pontinhos vermelhos ficaram com uma casquinha, mas não caiu o pelo dando conotação de fungos.
    Mandei tosa lo todo e entrei com as seguintes medicações:

    Demarcoten comprimidos 5mg
    5 dias 1 comp. a cada 12 hs
    5 dias meio comp. a cada 12hs
    5 dias um quarto de comp. a cada 12 hs
    3 dias um quarto de comp. a cada 24 hs
    3 dias um quarto de comp. a cada 24 hs
    Lexin comprimidos 300mg:
    um comp. a cada 12hs por 30 dias
    Clorexiderm shapoo um banho a cada 7 dias durante um mês

    E usando no local a pomada crema (argentina) excelente.

    O Ozzy ficou zero.

    Responder
    • 60. Elizabeth  |  18 fevereiro, 2013 às 8:34 am

      A minha esta melhorando muitoooo.. Mudei a ração para uma da pedigree ração antioxidante.. Façam o teste isso pode ajudar bastante..

      Responder
  • 61. Renata  |  16 junho, 2011 às 12:12 am

    Olá, Jorge, a minha filhinha Yanca, de 14 anos, esta com um tipo diferente de sarna, causada por fungos. O médico que cuida dela também falou que o tratamento dela seria 2 banhos por semana com o shampoo Micodine, a base de Cetoconazol, e Clorexidina. Eu gostaria de saber se alguém ja fez tratamentos com essa composição química, pois não estou vendo resultado nenhum. Alguém por favor, pode me ajudar? Pois ele disse que o tratamento dela duraria seis meses + ou -, por que ela não pode tomar medicamentos fortes pelo fato da idade avançada, que poderia acometer outros problemas pelo fato de ter uma saúde delicada. Por favor, socorram a minha bebê, não sei o que faço, por causa desse problema, a pele dela esta muito ressecada.
    Alguém sabe me dizer se existe algum shampoo eficaz ? Que mate mesmo esses fungos?

    Desde já agradeço a todos……..Muito obrigada bjocas
    Renata!!!!

    Responder
  • 62. Renata  |  16 junho, 2011 às 12:16 am

    Adorei esse blog, a proposito, esqueci de dizer, a raça da minha Yanca.
    Ela é uma Rottwailler, uma senhorinha linda que tem 14 anos……

    Responder
  • 63. Elis Regina  |  9 novembro, 2011 às 8:35 pm

    Nossa a minha bebê tbm esta se coçando será que é da raça ou ixi fiquei com duvida e agora o que faço?

    Responder
  • 64. douglas de bh  |  19 dezembro, 2011 às 7:15 pm

    ola boa noite,
    tambem tenho um Schnauzer de 5 meses o BRUCE, ele começou aparecendo umas bolinhas amarelas na barriguinha dele parecendo espinhas, minha vet receitou uma pomada (cetoconazol) melhora muito, mais elas sempre estao indo e voltando depois disso mandei fazer a primeira tosa, entao começou a aprecer nele umas feridinhas no pescoço e nas costas, achei muito estranho e o levei de volta na vet que fez uma raspagem na ferida e mandou pro laboratorio, e hj chegou o resultado, ela disse que ele esta com fungos e me receitou uns comprimidos pra ele tomar durante 30 dias, tambem receitou um shampo e uma coleira uma tal de PREVENTIC pro bruce usar durante 30 dias tambem. Vou mandar manipular o remedio e o shampo amanha e esperar o resultado. Engraçado e que o bruce nao fica coçando o tempo todo, ele so coça as vezes. A raçao que dou pra ele e a pedigri equilibrio natural junior desde que eu peguei ele no canil e nunca apareceu com nada diferente…so apareceu essas feridas no pescoço e nas costas depois da tosa…Estou vendo o pessoal falando que pode ser por causa da higiene da vet, entao vou comprar o aparelho de fazer a tosa no bruce e levar sempre..vou procurar onde vende e qual o preço, depois falo pra vcs…acho essa soluçao melhor do que correr o risco do aparelho da vet..bom depois dou mais noticias do bruce e como ele respondeu ao tratamento…um abraço aou jorge e seu pai…

    Responder
  • 65. ZELANDIA PALACIO  |  12 janeiro, 2012 às 9:07 am

    perola filha do meu coraçao esta com firidinhas por todo ocorpo ja levei en 3 veterinario e nada o utimo me comeu 375,00 mas depois que termina os remedios e champoo carisimo vouta tudo de volta nao vou eu no medico particular para levar milha cadela mas eu tenho o sus e ela nao nao sei mas o que fazer para curar ela por favor alguem me ajude bjos

    Responder
  • 66. Denise  |  3 julho, 2012 às 10:29 am

    Olá todos…
    Foi tbem buscando algo (a mais) que encontrei este blog.
    Concordo com a Myrian, pois meu Schnauzer Dexter fez 6 anos mês passado e depois de tantas investidas (e mto bem cuidado e dorme no quarto do meu filho) ainda tem os mesmos problemas de pele. Uma das veterinárias que busquei me disse que ela tbem tem Schnauzer e que isso é próprio da raça, NÃO HÁ CURA, só tratamentos para amenizar.
    Myrian obrigada pela dica, já havia me passado pela mente em tentar homeopatia mas estava na dúvida…agora q vc deu a dica vou tentar tratar o Dexter ao menos para amenizar.
    Um abraço,
    Denise

    Responder
  • 67. keiko  |  25 outubro, 2012 às 9:03 pm

    Oi Jorge meu nome é Mel tenho 4 anos sou 1 schnauzer, vc ta melhor das suas Alergias???? Ja fazem 7 meses q. apareceu minhas primeiras alergias de pele, minha mãe me levou em vários veterinários tomei muitos remédios diferentes tipo anti-alérgico, vermifugo, revolution sabe aquele q.coloca no.. acho q é dorso, pomada, spray e shampoo de cetoconazol. Por fim não vai acreditar a solução foi, um veterinário amigo disse p dar um banho de Pinho Sol Limão fungos e bacterias isso mesmo um tipo de desinfetante, tem no supermercado ja tomei 2 banhos e minhas alergias sumiram to muito bem. Espero ter ajudado

    Responder
  • 68. Elizabeth  |  30 novembro, 2012 às 10:52 am

    Pessoal, tenho uma bebezinha que se chama sury e tem 4 anos e esta com o corpo cheio de feridinhas no peito e em cima da pele tb. Começou isso de 1 ano pra ca.. Os veterinarios falam que é da pele.. Fico com uma do.. Ela como ração pedigree com flocos de carne sera que pode ser isso?

    Responder
  • 69. Cintia Malateaux  |  11 fevereiro, 2013 às 2:19 pm

    Olá, minha schnauzer Lilo, tem os mesmos sintomas, meu irmão é veterinário e concluiu depois de algumas crises de alergia, e mudança de ração , Sampaio etc, que ela tbm tem esse fungo desde que nasceu…pra descobrir, gastamos muito…. Mas ela é minha filha e jamais deixaria de fazer de tudo para que ela se sentisse bem novamente… Esse fungo não tem cura mesmo, e sobre vc achar que seria machucadinho ocasionados pela tosa…infelizmente…não. Vc só os vê na área da tosa porque é justamente a área que o fungo atinge, note que sao nas cotas próximas ao ombro, no quadril, algumas na virilha e axila e podem cocar queixo e sobrancelhas…. Notei que quando morei em um estado mais seco as crises eram esporádicas e agora em cidade mais úmida se tornaram freqüentes… Deixei de adicionar condicionados ao banho, hidratastes de pele e tudo que a faça ficar mais úmida, isso conclusão minha mesmo , já que é um fungo e a maioria se prolifera em ambientes úmidos, notei um pequena melhora, mas estamos em teste com shampoos e outros remédios pra ver qual será o mais indicado pra ela…o corticoide sao os remédios passados normalmente, mas sao temporária a melhora… E queremos controlar as crises e não tampar “o sol com a peneira” não é mesmo? Administramos o corticoide em crises fortes…utilizamos apenas sabão neutro para lavagem dos acessórios dela e como dorme conosco, nossa roupa de cama tbm… Espero ter ajudado. Fique tranquilo, pois o veterinário deve ter assustado demais com todas as informações de uma vez, mas é mais comum do que pensa em schnauzers…só nos exige mais cuidado e carinho com eles…

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Comentários

Elizabeth em alergia!
Cintia Malateaux em alergia!
sonia politz em ANIVERSÁRIO de 3 ANOS!
Natália em melhoras!
Elizabeth em alergia!

Feeds

Visitantes

  • 100,588 pessoas já passaram por aqui

