cauda!

24 abril, 2008 at 1:00 pm 10 comentários

Jorge tem a cauda cortada, mas a orelha não, lendo sobre o assunto, resolvi comentar…

Há pouco mais de um mês saiu uma decisão do Conselho Federal de Medicina Veterinária recomendando a proibição do corte de orelhas e rabos de cães, entre outras determinações.

O caso ainda é polêmico e gera controvérsias entre criadores e donos de cães aqui no país. Na Europa já é proibida essa cirurgia a muitos anos.

A raça Schnauzer é uma das que tinha como padrão estético a cauda cortada. A orelha nem tanto, mas o rabinho… é muito difícil ver um cão dessa raça com a cauda integral (eu nunca vi pessoalmente).

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) já alterou o documento padrão que orienta a criação da raça e acredito que dentro de alguns anos já veremos nossos queridos pequeninos circulando com caudas inteiras por aí.

Eu, particularmente, acho mais bonito, prático e higiênico a cauda pequena, cortada no início dos dias de vida.

A orelha também, apesar da fofura das orelhas caídas do Jorge, se fosse cortada o problema com a otite poderia diminuir sensivelmente.

Aqui a matéria e vídeo sobre a questão, no G1.

ps: na foto deste post não é o Jorge – pelo menos não ainda hehehe. Eu achei em algum lugar, mas não me lembro de onde a copiei, sorry 😉

Entry filed under: início, saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

oração! alerta!

10 Comentários Add your own

  • 1. Loise  |  24 abril, 2008 às 1:54 pm

    Sim sim, eu comentando aqui de novo!
    Mas ter tempo livre no trabalho da nisso!

    Eu adoro schnauzer de orelhinhas cortadas. Deixa com uma “Pose” linda! =P Mas eu nao cortei da Holly pq nao tinha dinheiro na época.. A cirurgia é feita ate o animal completar 75 dias, depois disso eles desaconselham, ou nao fazem mesmo. Mas ela e lindinha de orelhinhas caidinhas tambem!
    Ja a cauda… Nao sei se ia gostar com ela inteira! Ja vi varias fotos, mas prefiro com ela cortada… Acho que nao tem problema, desde que o corte seja feito na hora certa (alguns dias apos o nascimento…). Se for pra fazer depois entao que nem faça!
    Bom.. Se isso mudar, eles nao vao deixar de ser lindos.. Mas a “praticidade” vai embora!

    Amei o caozinho da foto… Espero que a Holly e o Jorginho fiquem assim lindos!
    Beijao pra ti e lambidas pro amigo cao! ,)

    Responder
  • 2. Eu e o Jorge  |  24 abril, 2008 às 3:09 pm

    Oi Loise. Lindona a foto né? Quando vi não pude deixar de colar aqui. Também amo as orelhinhas caídas do J.
    O rabinho é uma graça cortadinho. Muita gente vê como mutilação e tals, mas não consigo imaginar um schn de rabo inteiro 😦
    Ah, acho que não tenho uma opinião muito bem formada sobre o assunto, porque por mais que seja bonito… é um pedaço de osso né? (Eu acho).

    E fico DOIDO de alegre quando vejo o Jorge abanando aquele cotoco de rabo que nem um doido quando está feliz.

    Responder
  • 3. mariñaaa  |  25 abril, 2008 às 2:06 pm

    Eu acho mais fofo com orelhinhas inteiras, fica mais meiguinho.
    Mas por que diminuiria o problema de otite? Não é o contrário, não? Se cortar, nao fica ainda mais aberto?

    Responder
  • 4. Eu e o Jorge  |  25 abril, 2008 às 3:00 pm

    Não mariñaaa, segundo o que sei, o problema pode ocorrer por várias razões… a não esterilização do material de limpeza nos pet shops, resfriados ou alergias e também porque as orelhas ficam abafadas, tipo… sua um pouco e devido aos pêlos… Vou copiar lá do site q tirei as informações para a outra matéria:

    “A penetração de água no conduto auditivo durante o banho é uma freqüente causa de otite. Chumaços de algodão devem ser colocados, para que os ouvidos fiquem protegidos.”

    “- predisposição racial: raças que tem orelhas longas e peludas têm maior probabilidade de terem otite. Orelhas caídas abafam os ouvidos e não permitem a circulação do ar (aeração), condição que favorece a multiplicação de bactérias. O excesso de pêlos que algumas raças apresentam dentro dos ouvidos é outro fator predisponente. Os pêlos formam um tampão que impede a entrada de ar e a saída da cera.”

    http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=otite.htm

    Ainda quero encontrar um lugar aqui em Floripa que faça depilação da orelha, dizem que resolve muito o problema.
    Bj.

    Responder
  • 5. Patrícia  |  20 maio, 2008 às 7:59 pm

    O meu schnauzer Otto tem as orelhas em pé naturalmente (não foram cortadas) e realmente nunca teve problemas de otite em 2 anos de vida…as orelhas são super expressivas, entendo tudo o que ele está sentindo pela posição em que ficam as orelhas…
    Os canis do sul já não cortavam os rabinhos mesmo antes da lei e eu tenho uma amiga que tem uma schnauzer linda de rabinho íntegro. Logo, logo acostumamos com a novidade…

    Responder
  • 6. Aline  |  22 junho, 2008 às 12:47 am

    Acabei descobrindo esse site por acaso, mas vendo esses posts antigos não posso deixar de expressar minha indignação!
    Como Médica Veterinária aplaudi de pé a decisão do CFMV em probrir tais práticas.
    O Procedimento de caudectomia é realizado em animais jovens sem nenhum tipo de analgesia na sua maioria. Os filhotes só conseguem dar um gritinho, porque são tão novinhos que não possuem sequer os olhos abertos. Já a Conchectomia (corte das orelhas) é pior ainda, já que vc tem que esperar a conformação da cartilagem e submeter seu animal a um procedimento anestésico em sua maioria deficiente e um pos cirurgico dolorido (quem já dormiu com a orelha dobrada sabe do que eu to falando).
    Não é porque é um animal, que não sente dor. E não é porque nunca vimos um animal com sua bela cauda e que devemos falar que é feio, esquisito… Na verdade estamos acostumados com padroes na nossa sociedade e assim submetemos nossos animais a tais descriminações.

    Quanto ao fato da otite, nem sempre isso funciona… O simples fato de arrancar os pêlos do conduto,uso de produtos quimicos, uso de algodão hidrofílico e a disseminação de agentes atraves de instrumental ou convívio com animais doentes já predispoe e muito as otites (parasitárias, fungicas ou bacterianas)….

    Portanto submeter nossos animais que deveriam ser protegidos de qualquer ato de crueldade a cirurgias unicamente estéticas porque não estamos acostumados com um padrão normal da raça pra mim ainda não faz sentido….

    Responder
    • 7. jeane  |  3 agosto, 2010 às 7:30 pm

      Parabens pelo comentario

      Responder
  • 8. Alexandre  |  7 setembro, 2008 às 4:25 pm

    Oi,oi,Oi, é o papai do Kalel, heheheh,
    e agora da LEONA tbm, imagine como estou passando meus dias,
    com DOIS schnauzers dentro de casa, brinco, brinco, brinco, me estresso, me estresso, me estresso, brinco, brinco, brinco o tempo inteiro, o kalel voltou a ser criança, qdo estava calminho, calminho, veio a TERRORISTA da vez, a Leona, esta menina nao para!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ESTOU PENSANDO MUITO NESTE ASSUNTO, POIS LOGO, LOGO terei filhotes em casa, não vou castrar nenhum dos dois, e eu estou mudando de ideia sim, de nao cortar o rabinho deles não, qdo li que eles sentem muita dor mesmo nos primeiros dias de vida, mais por serem pequenos soltam apenas um gritinho, eu desisti, e vou criar os filhotes deles com cauda!!!

    ABRASSAO AMIGO PRA VC E O JORGE!!!

    PS. kalel nunca mais teve aquelas alergias, acho que era coisa de filhote mesmo, heheheheh, da tudo neles e mais um pouco, rssss!!!!

    Responder
  • 9. Alexandre  |  7 setembro, 2008 às 4:27 pm

    hmmmmmmm.vou te mandar umas fotos da LEONA, pode ser???
    cara o JORGE é lindo demais meo, muito mesmo!!!!!! um dos mais lindos que ja vi ate hje, VERDADE!!

    Responder
  • 10. Lola  |  9 setembro, 2008 às 8:35 pm

    Olá,

    Adorei o site e o li de uma vez só. Parecia que estava lendo sobre o Joca, meu schnauzer de (quase) oito meses.
    Quando comprei o joca, final de ninhada, ele já veio de rabinho cortado. Mas cortado errado! Ele tem o equivalente a uns três dedos de rabo e, admito, é o charme dele. todo mundo comenta.

    As orelhinhas são caidinhas, mas como limpo bem ( tenho a mesma “compulsão” por brinquedos e produtos pro meu filhote), nunca derão problemas.

    bom, no mais é isso. Parabéns pelo site! e pelo jorge, claro.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

mais acessados

  • Nenhum

Comentários

Elizabeth em alergia!
Cintia Malateaux em alergia!
sonia politz em ANIVERSÁRIO de 3 ANOS!
Natália em melhoras!
Elizabeth em alergia!

Feeds

Visitantes

  • 102,125 pessoas já passaram por aqui

